quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PESQUISANDO OS VERBOS

Queridos alunos do 6º ano A, B e C!

Para pesquisarem a conjugação dos mais diferentes verbos na sua casa, vocês podem acessar o link abaixo e conhecer a conjugação de centenas de verbos, nas 3 conjugações  (-ar, -er, -ir e -or), em todos os modos e tempos verbais!

CONJUGAÇÕES DE INÚMEROS VERBOS!

Na aula de hoje, 26/11, cliquem na aba JOGOS (no topo desta página) para se divertirem com jogos referentes a verbos, outras classes gramaticais que já aprendemos, jogos de acentuação e ortografia.
Divirtam-se aprendendo um pouco mais!  Bjs
Profe Denise

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA

Na segunda semana de junho ocorreu na escola a Feira do Livro, com a participação da Livraria Corrêa. Centenas de alunos, pais e professores visitaram a Feira para conferir os últimos lançamentos literários, motivados pelo projeto da Hora da Leitura que vem acontecendo diariamente na escola desde março.   Além disso, todos também puderam adquirir livros através de um planejamento que antecedeu à Feira. Os alunos ganharam um cofrinho no formato de um porquinho a fim de economizarem valores para adquirir o livro por ocasião da feira na escola. Quem economizava R$ 30,00 ganhava um cupom para concorrer a uma bicicleta. Além dos alunos terem a possibilidade de adquirir o seu livro, eles aprenderam a economizar e valorizar o livro adquirido.
Parabéns aos professores que incentivam seus alunos a se tornarem bons leitores!
 

Amanda Patel, sorteada com uma bicicleta



AUTOR NA ESCOLA!

No dia 14 de outubro, os alunos dos 5º anos receberam a visita do padre Renato Ariotti. Após a morte trágica do papeleiro Carlos Miguel dos Santos, em Caxias do Sulo padre da paróquia de Santa Catarina lançou um livro em sua homenagem. Quatro menores de idade haviam ateado fogo no morador de rua por uma dívida de R$ 2. Após a morte, o religioso adotou os dois cães que faziam companhia ao papeleiro.
“É uma homenagem a todos os papeleiros e papeleiras, que a exemplo do Miguel trabalham com o seu sustento”, contou o padre Renato Antonio Ariotti sobre o livro “Miguel, a trajetória do papeleiro Miguel e seus cães Scooby e Preta”.

Os alunos entenderam a mensagem transmitida e realizaram lindos trabalhos  referente à obra lida, incluindo a elaboração de uma prece.
 


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOLCLORE - RIO GRANDE DO SUL


FOLCLORE é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da imaginação das pessoas, principalmente moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Alguns deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Você sabia que...
A palavra folclore vem do inglês – folk lore – e foi inventada em 1846, pelo sociólogo Willians Thomes, significando saber (folk) do povo (lore)?
 
Conheça algumas lendas do Rio Grande do Sul, clicando em cima de cada título abaixo:









 

 
 
 
 
 
 

 
VEJA OUTRAS LENDAS EM VÍDEO!

O GRITADOR
"O Gritador" conta a história de três jovens que se perdem ao acampar nos Aparados da Serra, RS, entrando em contato com o Gritador, uma lendária assombração da região.
 
NEGRINHO DO PASTOREIO
É uma lenda muito popular no sul do Brasil e sua origem é do fim do Século XIX, no Rio Grande do Sul. Foi muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão.
 
SEPÉ TIARAJU
Guerreiro indígena, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense". Chefe indígena dos Sete Povos da Missões, liderou uma rebelião contra os dominadores portugueses e espanhóis.
 

Mostra do Folclore do Rio Grande do Sul na escola

No mês do folclore, realizamos um mural contendo as principais lendas do folclore do RS no espaço do nosso refeitório. Após o lanche, os alunos tinham a oportunidade de conhecer as lendas que muito encantaram (e espantaram) muitas pessoas por décadas e foram transmitidas de geração em geração.
 

sábado, 4 de julho de 2015

CONTOS!

A partir deste mês estaremos trabalhando com diversos contos. Assim, selecionamos centenas de contos pra você ler, desde contos do reino da fantasia, contos de aventura e, em especial, contos de suspense com muita pitada de mistério pra você se arrepiar! Você não pode deixar de ler.
Escolha um dos dois links abaixo para começar!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

LEITURA EM FAMÍLIA


A partir de maio, os alunos da Educação Infantil, 1ºs aos 5ºs anos estarão levando uma sacola contendo livros e outros materiais de leitura, a qual faz parte do projeto “Leitura em Família”. Cada família ficará três dias com a sacola, oportunidade em que pais e filhos poderão dividir momentos de magia que só a leitura nos proporciona. 

No final, cada família responderá o questionário enviado com a sacola, a fim de avaliar mais esta iniciativa, bem como dar sugestões.

sábado, 25 de abril de 2015

JOGOS

Clique aqui para jogar: Conheça os livros brasileiros fundamentais para as crianças neste divertido jogo. Para jogar, bastará clicar nas ilustrações e digitar o nome do livro. Depois, compartilhe o resultado com seus amigos!

 


 
OUTROS JOGOS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA!!!


 

TAPETE MÁGICO

No dia 24 de abril, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos dirigiram-se à Biblioteca Parque, localizada na antiga Estação do Trem, para ouvir as histórias contadas pelos personagens nordestinos Zé do Cordel e Severino. O espetáculo, sob o tema "Cordel com a corda toda", teve a narrativa da história "Juvenal e o Dragão", onde teve a participação da plateia, que cantou e se encantou junto com os personagens.


FAÇA UM CORDEL VOCÊ TAMBÉM!

Acesse aqui para aprender a fazer um cordel:

Como fazer um cordel






SAIBA MAIS SOBRE LITERATURA DE CORDEL

A história que os alunos dos 1ºs e 2ºs anos ouviram no Tapete Mágico, contada por Zé do Cordel e Severino, foi extraída de um cordel.
 
                                                Mas... o que é um cordel???

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome ainda em Portugal.
Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores.
Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.
 
Aspectos interessantes da literatura de cordel e dignos de destaque:
  • As suas gravuras, chamadas xilogravuras, representam uma importante herança do imaginário popular;
  • A literatura de cordel é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro;
  • Pelo fato de poderem ser lidas em sessões públicas e de atingirem um número elevado de exemplares distribuídos, ajudam na disseminação de hábitos de leitura e lutam contra o analfabetismo;
  • Os tipos de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, elevam a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor educativo.
  • Os textos considerados romances na literatura de cordel possuem alguns traços em comum quanto à sua narrativa. Os recursos narrativos mais utilizados nesses cordéis são as descrições dos personagens em cena e os monólogos com queixas, súplicas, rogos e preces por parte do protagonista. São histórias que têm como ponto central uma problemática a ser resolvida através de inteligência e astúcia para atingir um objetivo. O herói sofrerá, vivendo em desgraça e martírio, sempre fiel ao seu amor ou às suas convicções, mesmo com as intempéries, como proibição do namoro, noivados arranjados ou algumas das dificuldades que impedem o jovem casal apaixonado de ficar junto ao longo do romance. Ao fim de tudo, o herói será exaltado e os opositores humilhados. Se assim não for, haverá outro meio de equilibrar a situação, que durante quase toda a narrativa permaneceu desfavorável ao protagonista.


 APRENDA A FAZER UM CORDEL!

    Assista também cordel em vídeo! Abaixo, selecionamos quatro histórias que são um verdadeiro folclore, envolvendo elementos de suspense, tragédias e paixões.

O LOBISOMEM E O CORONEL 

 A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA

O CANGACEIRO (A HISTÓRIA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA)
 
 
A ÁRVORE DO DINHEIRO

 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

1ºs ANOS: O QUE CABE NO MEU MUNDO

No mês de março, na Hora da Leitura, as professoras Eloísa e Araceli trabalharam com seus alunos as coleções de livros que tratam sobre os hábitos de convivência, como o respeito, a dedicação, a justiça, entre outros, da coleção intitulada "O que Cabe no Meu Mundo".
Além disso, os alunos também trabalharam com a coleção "O que Não Cabe no Meu Mundo". Cada livro aborda um mau hábito, como a preguiça, a mentira, a inveja, a teimosia, o preconceito, o egoísmo, a impaciência, a crueldade, a gula e a bagunça, representados pelos "monstros".
A turma debateu sobre os temas abordados e refletiram sobre a importância de uma boa convivência, culminando com a elaboração do próprio livrinho, que estarão expostos no mural da escola durante o mês de abril.




Ao lado, alunos dos 1ºs anos que não foram invadidos pelos "monstros" dos maus hábitos, foram premiados com uma sessão de cinema na escola, acompanhado de pipocas! 
O trabalho ainda terá continuidade, oportunizando que os demais também recebam a mesma premiação, se seguirem as combinações da turma.


Parabéns às profes e a todos os alunos que se empenharam neste projeto!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Maratona de Contação de Histórias

No dia 1º de abril, os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos participaram da Maratona de Contação de Histórias de Caxias do Sul, que aconteceu na Casa da Cultura. Na oportunidade, os alunos ouviram um divertido conto chinês com a contadora de histórias Andréia e um conto moderno contado por Silvio Costa (foto), do Rio de Janeiro.

Acesse aqui pra ler livros e séries incríveis!

Clique aqui no link:           http://livrosonlinegratis.net/
 

Clique aqui no link: http://bloglivroson-line.blogspot.com.br/
 
 

O PEQUENO PRÍNCIPE

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS


 

Mensagem da Semana