sábado, 25 de abril de 2015

JOGOS

Clique aqui para jogar: Conheça os livros brasileiros fundamentais para as crianças neste divertido jogo. Para jogar, bastará clicar nas ilustrações e digitar o nome do livro. Depois, compartilhe o resultado com seus amigos!

 


 
OUTROS JOGOS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA!!!


 

TAPETE MÁGICO

No dia 24 de abril, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos dirigiram-se à Biblioteca Parque, localizada na antiga Estação do Trem, para ouvir as histórias contadas pelos personagens nordestinos Zé do Cordel e Severino. O espetáculo, sob o tema "Cordel com a corda toda", teve a narrativa da história "Juvenal e o Dragão", onde teve a participação da plateia, que cantou e se encantou junto com os personagens.


FAÇA UM CORDEL VOCÊ TAMBÉM!

Acesse aqui para aprender a fazer um cordel:

Como fazer um cordel






SAIBA MAIS SOBRE LITERATURA DE CORDEL

A história que os alunos dos 1ºs e 2ºs anos ouviram no Tapete Mágico, contada por Zé do Cordel e Severino, foi extraída de um cordel.
 
                                                Mas... o que é um cordel???

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome ainda em Portugal.
Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores.
Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.
 
Aspectos interessantes da literatura de cordel e dignos de destaque:
  • As suas gravuras, chamadas xilogravuras, representam uma importante herança do imaginário popular;
  • A literatura de cordel é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro;
  • Pelo fato de poderem ser lidas em sessões públicas e de atingirem um número elevado de exemplares distribuídos, ajudam na disseminação de hábitos de leitura e lutam contra o analfabetismo;
  • Os tipos de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, elevam a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor educativo.
  • Os textos considerados romances na literatura de cordel possuem alguns traços em comum quanto à sua narrativa. Os recursos narrativos mais utilizados nesses cordéis são as descrições dos personagens em cena e os monólogos com queixas, súplicas, rogos e preces por parte do protagonista. São histórias que têm como ponto central uma problemática a ser resolvida através de inteligência e astúcia para atingir um objetivo. O herói sofrerá, vivendo em desgraça e martírio, sempre fiel ao seu amor ou às suas convicções, mesmo com as intempéries, como proibição do namoro, noivados arranjados ou algumas das dificuldades que impedem o jovem casal apaixonado de ficar junto ao longo do romance. Ao fim de tudo, o herói será exaltado e os opositores humilhados. Se assim não for, haverá outro meio de equilibrar a situação, que durante quase toda a narrativa permaneceu desfavorável ao protagonista.


 APRENDA A FAZER UM CORDEL!

    Assista também cordel em vídeo! Abaixo, selecionamos quatro histórias que são um verdadeiro folclore, envolvendo elementos de suspense, tragédias e paixões.

O LOBISOMEM E O CORONEL 

 A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA

O CANGACEIRO (A HISTÓRIA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA)
 
 
A ÁRVORE DO DINHEIRO

 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

1ºs ANOS: O QUE CABE NO MEU MUNDO

No mês de março, na Hora da Leitura, as professoras Eloísa e Araceli trabalharam com seus alunos as coleções de livros que tratam sobre os hábitos de convivência, como o respeito, a dedicação, a justiça, entre outros, da coleção intitulada "O que Cabe no Meu Mundo".
Além disso, os alunos também trabalharam com a coleção "O que Não Cabe no Meu Mundo". Cada livro aborda um mau hábito, como a preguiça, a mentira, a inveja, a teimosia, o preconceito, o egoísmo, a impaciência, a crueldade, a gula e a bagunça, representados pelos "monstros".
A turma debateu sobre os temas abordados e refletiram sobre a importância de uma boa convivência, culminando com a elaboração do próprio livrinho, que estarão expostos no mural da escola durante o mês de abril.




Ao lado, alunos dos 1ºs anos que não foram invadidos pelos "monstros" dos maus hábitos, foram premiados com uma sessão de cinema na escola, acompanhado de pipocas! 
O trabalho ainda terá continuidade, oportunizando que os demais também recebam a mesma premiação, se seguirem as combinações da turma.


Parabéns às profes e a todos os alunos que se empenharam neste projeto!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Maratona de Contação de Histórias

No dia 1º de abril, os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos participaram da Maratona de Contação de Histórias de Caxias do Sul, que aconteceu na Casa da Cultura. Na oportunidade, os alunos ouviram um divertido conto chinês com a contadora de histórias Andréia e um conto moderno contado por Silvio Costa (foto), do Rio de Janeiro.

Acesse aqui pra ler livros e séries incríveis!

Clique aqui no link:           http://livrosonlinegratis.net/
 

Clique aqui no link: http://bloglivroson-line.blogspot.com.br/
 
 

O PEQUENO PRÍNCIPE

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS


 

Mensagem da Semana