segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOLCLORE - RIO GRANDE DO SUL


FOLCLORE é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da imaginação das pessoas, principalmente moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Alguns deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Você sabia que...
A palavra folclore vem do inglês – folk lore – e foi inventada em 1846, pelo sociólogo Willians Thomes, significando saber (folk) do povo (lore)?
 
Conheça algumas lendas do Rio Grande do Sul, clicando em cima de cada título abaixo:









 

 
 
 
 
 
 

 
VEJA OUTRAS LENDAS EM VÍDEO!

O GRITADOR
"O Gritador" conta a história de três jovens que se perdem ao acampar nos Aparados da Serra, RS, entrando em contato com o Gritador, uma lendária assombração da região.
 
NEGRINHO DO PASTOREIO
É uma lenda muito popular no sul do Brasil e sua origem é do fim do Século XIX, no Rio Grande do Sul. Foi muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão.
 
SEPÉ TIARAJU
Guerreiro indígena, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense". Chefe indígena dos Sete Povos da Missões, liderou uma rebelião contra os dominadores portugueses e espanhóis.
 

Mostra do Folclore do Rio Grande do Sul na escola

No mês do folclore, realizamos um mural contendo as principais lendas do folclore do RS no espaço do nosso refeitório. Após o lanche, os alunos tinham a oportunidade de conhecer as lendas que muito encantaram (e espantaram) muitas pessoas por décadas e foram transmitidas de geração em geração.